Publicidade
Publicidade

Chineses querem popularizar carro elétrico no Brasil.

Foto/Imagem: Foto: Group Publishing

Carro elétrico

BYD promete ser a primeira montadora a fabricar veículos 100% elétricos no País

O mercado de carros elétricos começa a dar sinais de aquecimento no Brasil. De acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), no período de janeiro a junho deste ano foram emplacados 32.239 veículos desse porte, considerado o melhor semestre da série histórica da entidade. Esse número traduz aumento de 58% se comparado aos seis primeiros meses de 2022, período no qual havia sido registrados 20.427 emplacamentos.

Para ser ter ideia da alavancagem, somente no último mês de junho houve 6.225 emplacamentos desse tipo de veículo, número 53% superior ao verificado no ano passado, de 4.073. O resultado aponta que foi o melhor junho e o terceiro melhor de toda a série histórica da ABVE, atrás apenas de maio deste ano, com 6.635, e setembro do ano passado, com 6.391 veículos.

Ainda de acordo com a instituição, a previsão de 70 mil emplacamentos até o fim do ano deve ser superada. Há no Brasil frota de carros elétricos estimada em cerca de 158,6 mil unidades, emplacados no período de janeiro do ano passado a junho deste ano.

No ano passado, foram lançados mais de 15 modelos elétricos, como, por exemplo, o Bolt EV, da Chevrolet,  e o Mustang Mach E, da Ford. Atualizações em modelos que já circulam por aqui também devem ocorrer, como no caso dos Q-8, da Audi, o Megane, da Renault, e o i7, da BMW.

Mas quem quer popularizar esse tipo de veículos no Brasil são os chineses. Para isso, deve desembarcar por aqui para produção de veículos elétricos a empresa chinesa BYD, que prometem ser a primeira montadora a fabricar veículos 100% elétricos em território nacional. Os chineses confirmaram que as instalações deverão ser na Bahia. 

A BYD já possui 24 concessionárias espalhadas pelo País, algumas delas em São Paulo, quais sejam, a Dahrui, na Capital, a Eurobike, em Ribeirão Preto; a Original, em São José dos Campos; e outra Original, esta em Guarulhos.

Com cerca de 2,8 milhões de habitantes, a região do ABC, na Grande São Paulo, deve ser o destino de outras duas concessionárias da BYD ainda neste ano. A empresa informa que o Grupo De Nigris irá se responsabilizar pelas instalações em duas das sete cidades da região. 

“Recebemos a nomeação para rede BYD com extrema satisfação. A eletrificação tem crescido no Brasil, e queremos contribuir para a comercialização de veículos menos poluentes, mais silenciosos e eficientes, com menores custos de abastecimento e tributários, além de menor custos de manutenção.  Acreditamos no crescimento da marca BYD no Brasil e, por isso, decidimos por investir juntos nesse projeto”, disse ao portal da empresa chinesa Neto De Nigris, acionista do grupo.

Santo André, com cerca de 722 mil habitantes, e São Caetano do Sul, com aproximadamente 162 mil moradores, foram as escolhidas. A montadora ainda informou duas outras fábricas em São Paulo. Em uma das instalações serão fabricados chassis de ônibus e trens elétricos. Na outra, componentes para baterias desse tipo de veículo.

CARRO VOADOR

Anúncio da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A) no último dia 20 de julho deve corroborar com essa estimativa. A companhia informou que a primeira fábrica para produzir aeronaves elétricas, o eVTOL, sigla em inglês para veículo elétrico de pouso de decolagem vertical, o chamado “carro voador”, será em Taubaté, município de região conhecida como “Vale do Paraíba”, em São Paulo. 

Em parceria com a Eve Air Mobility,  o eVTOL deverá oferecer aos clientes uma forma econômica, rápida sem emissão de carbono para chegar a aeroportos e a outros ambientes urbanos. Será 100% elétrico e terá alcance de 100 quilômetros.

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente. Para as publicações patrocinadas: Imagens de produtos, informações sobre serviços e citações são inteiramente de responsabilidade da empresa que patrocina a publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site você aceita nossa  Política de Privacidade.