Publicidade
Publicidade

Inep abre inscrições ao Encceja para jovens acima de 15 anos

Foto/Imagem: Foto: Group Publishing

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pela aplicação da prova e pelo sistema de inscrições.

Provas estão previstas para 27 de agosto, mas interessados têm até 2 de junho para se inscreverem 

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão vinculado ao Ministério da Educação, informa que estão abertas as inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2023. Os interessados devem se inscrever até o dia 2 de junho pelo Sistema Encceja.

As provas do exame estão previstas para o próximo dia 27 de agosto, em todos os Estados e no Distrito Federal. O prazo de inscrição também é válido para os pedidos de atendimento especializado e tratamento quanto ao nome social.

A participação não é obrigatória e somente pagarão a inscrição os interessados que fizeram a inscrição no ano passado, mas não compareceram à prova no dia especificado, não justificaram a falta ou justificaram, mas tiveram a alegação reprovada pelos organizadores do exame. 

Os faltantes enquadrados nesse caso terão de devolver ao Inep o valor de R$ 40, por meio de boleto, que deverá ser gerado no sistema no ato da inscrição. O pagamento deverá ser feito até o dia 9 de junho em qualquer agência bancária ou casa lotérica do País.

Após confirmada a inscrição, para que o interessado consiga acessar a página, deve utilizar login único de acessa à plataforma Gov.br. Com ele será possível identificar o local de prova e demais informações relacionadas ao exame, como as do cartão de confirmação de inscrição e horários das provas. 

ENCCEJA

O exame do Encceja é formado por quatro provas, que variam conforme o nível de escolaridade do inscrito. São 30 questões em cada uma delas, de múltipla escolha, além de uma redação com tema proposto pela organização.

Aplicado desde 2002, em parceria entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, o exame é destinado a jovens e adultos que, de alguma forma, não conseguiram terminar seus estudos na idade adequada para cada etapa de aprendizagem. Os interessados devem ter na data da realização das provas, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos no caso do nível médio.

De acordo com o Inep, a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão ao Encceja.

ESPECIALIZADO

Em relação ao atendimento especializado, o Inep informa que neste ano o exame trará novidades. Agora será possível às pessoas com deficiência visual optar por um cartão-resposta com fonte maior que na edição anterior. Basta fazer a opção no ato da inscrição. Os interessados que tenha transtorno do espectro autista também terão uma correção diferenciada da prova de redação.

Outra novidade diz respeito aos laudos aprovados em 2022 para o mesmo tipo de atendimento especial. Os solicitados neste ano não precisarão ser reenviados para nova análise. Também não haverá necessidade de enviar documentação para comprovação os inscritos travestis, transexuais ou transgêneros com nome social já cadastrado na Receita Federal.

SISU

As adesões ao segundo processo seletivo deste ano Sisu (Sistema de Seleção Unificada) já podem ser feitas. O prazo para as instituições públicas de ensino superior, sejam elas municipais, estaduais ou federais, teve início na última segunda-feira (22) e se estendem até a próxima sexta-feira (26). 

As retificações, caso sejam necessárias, deverão ser feitas entre os dias 29 de maio e 9 de junho. As instituições interessadas em participar devem fazer a adesão por meio do Sisu Gestão, do Ministério da Educação. Nesse sistema são oferecidas vagas em cursos de graduação, que devem ser disputadas pelos inscritos em cada uma das seleções anuais do Sisu.

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente. Para as publicações patrocinadas: Imagens de produtos, informações sobre serviços e citações são inteiramente de responsabilidade da empresa que patrocina a publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site você aceita nossa  Política de Privacidade.